top of page
  • Foto do escritorSergio Mardirossian

O Inacabado e o Perfeito

Atualizado: 30 de jan. de 2022



NÃO BASTAVA... E AINDA NÃO BASTA!


Não bastava ter sido um ano que nos desafiou, que nos machucou de diversas maneiras... Isso só não bastava... Era preciso mais! Havia de existir algo por trás disso tudo.

Aos poucos, e com muitas ressalvas, as empresas brasileiras foram encontrando seu caminho, reencontrando sua essência e se reconectando com o que o que as fez chegar até aqui. Esta era a chave para encontrar o novo horizonte que se desenhava neste panorama COVID/pós-COVID.


Algumas empresas tornaram este momento, seu “cisne negro”. São aquelas que saem mais fortalecidas, de um ambiente tão inóspito como o que vivemos. E não podemos falar desta realidade, sem citar o Mercado Livre. Que soube, talvez como nenhuma outra empresa, reafirmar sua marca.


Demonstraram, com atitudes práticas, em nosso dia a dia, que, apesar de toda dificuldade, de todo pessimismo, de todo desanimo... que o impossível era possível de ser feito. E fizeram isso no momento que mais precisávamos. No momento que gostaríamos de receber nossas compras, em casa (seguros), no menor tempo possível. Afinal de contas, estávamos(estamos) reféns. Reféns do medo.


E quão curioso é, o medo. Que nos faz paralisar. Que nos faz deixar de avançar. Que nos faz achar que somos menos ou inferiores do que realmente somos. Exatamente neste momento, que seu contraponto surge. O vigor, a força, a coragem, A AÇÃO.


E é exatamente com este vigor, com esta força, que seguimos pensando como poderíamos ser diferentes, melhores. Melhores, apesar de tudo.


Neste momento, e como consequência desta reflexão, o Grupo Customer in Love, lança, de maneira inédita e inovadora, o conceito de Fast Mystery Shopping, com a BZOROS. Talvez nosso maior orgulho. Ainda não conseguimos dimensionar o tamanho desta empresa mas temos a certeza de que ela veio para ficar e que é a revolução do mercado de cliente oculto, não só no Brasil, mas no mundo.


Apesar de simples em sua essência, a BZOROS trouxe para o mercado o conceito de que pesquisa estratégica pode e deve ser feita de maneira rápida e sem chateação, sem distinção ou qualquer privilégio (entre grandes e pequenos negócios) e com otimização de recursos, estes, mais escassos do que antes.


Em uma era de um "novo normal", nada mais coerente do que tratarmos todos de maneira igualitária. É exatamente o que a BZOROS faz quando permite que qualquer negócio, seja ele pequeno ou gigante, adquira um de seus serviços. Não há qualquer distinção ou pré-julgamento. Muito menos priorização entre um ou outro cliente. Todos recebem seus resultados no mesmo prazo, com a mesma qualidade e pelo mesmo preço. Simples assim.


Esta nova era de nossa sociedade também traz consigo a valorização do recurso mais escasso que qualquer ser humano pode ter, o seu tempo. O tempo é um recurso limitado e como tal tem um custo, seja ele financeiro ou emocional. A BZOROS valoriza seu tempo quando limita as interações para aquilo que é justo e necessário para a realização da sua pesquisa. Objetividade é a palavra que define bem este nosso conceito.


Aprendemos também, que não há nada que seja realizado em reuniões presenciais, que não possa ser realizado através de interações digitais. Assim, economiza-se recursos associados ao valor homem-hora envolvido, o custo associado ao meio de transporte utilizado mas, principalmente, há uma atuação decisiva no sentido da redução da pegada ecológica do planeta.

Isto tudo não bastava...


Pensávamos que poderíamos ser mais. Muito mais.


É neste momento que resgatamos a coragem do Mercado Livre em encontrar sua melhor forma, sua melhor essência, exatamente neste momento de pandemia. Entregas em até 24h ou até menos, era o que precisávamos. Não apenas isso, era o que desejávamos inconscientemente ou, para alguns, conscientemente.


Neste universo de desafio ao status-quo, tratamos também de ser diferente. E ser diferente, em alguns momentos, significa ter que sair do “pedestal” que te cerca, para passar a ser funcional.


Seria uma heresia, e ainda é, dizer que uma pesquisa de mercado, com clientes ocultos (por exemplo) possa ser realizada, de maneira satisfatória, em até 7 dias. Pois há que se valorizar todo o esforço imprimido pela equipe. Algo soberbo, próximo do sobrenatural. Não queremos, entretanto, desmerecer este esforço, que realmente existe. Simplesmente tratamos de reformar as pesquisas que já realizamos dentro de uma prática mais contemporânea e objetiva. De uma prática mais “padrão”, em que muitas empresas poderão se encaixar e, consequentemente, usufruir de seus benefícios.


O sacrilégio surge, entretanto, quando decidimos não apenas vender online nossas pesquisas de mercado em nossa própria plataforma mas quando decidimos vender pesquisas de mercado no Mercado Livre.


Você também acha absurdo?


PS: A venda de pesquisas de mercado no Mercado Livre, por mais que seja uma iniciativa revolucionária e reformadora do mercado, não representa um passo decisivo para o sucesso da empresa. Trata-se apenas de mais uma de suas formas de se apresentar. Mais do que a inciativa em si, e seu consequente resultado, demonstramos que o sucesso é algo inacabado. Sempre precisaremos pensar no próximo passo.


NÃO BASTAVA... E AINDA NÃO BASTA!



Posts recentes

Ver tudo
bottom of page